sábado, 6 de outubro de 2012

Blogagem Coletiva - Doar vida, EM VIDA

Boa tarde, queridas amigas!!!
Bastante gente anda me cobrando presença no blog, mas estou numa correria aqui, gente. Espero que entendam. Estou me recuperando porque quinta extraí meu dente do siso, então estou quietinha por aqui rs

Vou postar hoje porque recebi um convite irrecusável da Tati: uma blogagem coletiva a respeito da doação de medula óssea. DOAR VIDA, EM VIDA.
Vamos lá:



Começando com as informações BÁSICAS: 

~*O QUE É MEDULA ÓSSEA?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

~* O QUE É TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.


~*COMO É O TRANSPLANTE PARA O DOADOR?
Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.


~* QUAIS OS RISCOS PARA O DOADOR?
Os riscos são poucos e relacionados a um procedimento que necessita de anestesia, sendo retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária (menos de 15%). Dentro de poucas semanas, a medula óssea do doador estará inteiramente recuperada.


PARA SE TORNAR UM DOADOR É PRECISO:

Ter entre 18 e 55 anos de idade; 
Estar em bom estado geral de saúde; 
Não ter doença infecciosa  transmissível pelo sangue.

Informações retiradas daqui!

E outra informação: Tem que se cadastrar como doador voluntário num Hemocentro! Não se esqueçam também de atualizarem seus dados: endereço, telefone.. caso ocorra uma mudança. Assim, se eles encontrarem alguém compatível, poderão te achar e você poderá salvar uma vida.
~*

Pra quem mora na região de São Paulo, veja onde doar:


Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579
Vila Buarque – São Paulo-SP
CEP: 01221-001
Telefone: (11) 2176-7000 / 0800-167-055

Hemocentro Regional de Ribeirão Preto
Rua Tenente Catão Roxo 2501
Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP
CEP: 14.051-140
Telefone: (11) 3963-9300

Hemocentro Regional de Marília
Rua Lourival Freire, 240
Fragata - Marília-SP
CEP: 17.519-050
Telefone: (14) 3402-1868 / 3402-1866

Hemocentro Regional de Campinas
Rua Carlos Chagas, 480 

Hemocentro da Unicamp - Campinas-SP
CEP: 13.083-878
Telefone: (19) 3788-8740

Núcleo de Hemoterapia de Franca
Av. Dr. Hélio Palermo, 4181 – Santa Eugênia – Franca – SP
CEP.: 14409-045
Telefone: (16) 3727-3666

Hemonúcleo Hospital Universitário de Taubaté
Av. Granadiero Guimarães, 270 – Taubaté – SP
CEP.: 12020-130
Telefone: (12) 3633-4422 – ramal: 7623 / 7593

Hemocentro São José do Rio Preto
Av. Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama – São José do Rio Preto – SP
Telefone: (17) 3201-5151 / 3201-5078

Demais regiões aqui!

Gente, muitas pessoas não pensam em doar devido ao MEDO. Combata o medo com INFORMAÇÃO!!! Procure em algum hemocentro de sua cidade, peça para conversar com os profissionais. Eles darão todas as informações, explicarão detalhadamente e você ficará informado.
Uma amiga minha quis doar e foram buscá-la na casa dela e depois a levaram. Pra quem mora em Botucatu, pode entrar em contato com o Hemocentro da Unesp!!
O que falta realmente é se DOAR. A gente se emociona com filmes, novelas e 'mal sabe' que podemos fazer isso na vida real. Salvar alguém. Minha irmã foi voluntária de um hospital que trata crianças que tem leucemia. É uma vida muito difícil, gente. São várias crianças que muitas vezes deixam suas casas e suas famílias pra se submeterem a um tratamento. Mães que deixam outros filhos e o marido pra morar com a filha num hospital. 
São pessoas que necessitam de alguém que pelo menos se disponha a doar. 
Vamos, por um momento, nos colocar no lugar do outro. Se fosse com você, com alguém muito querido e você soubesse que SÓ precisava de alguém que TENTASSE. Que fosse lá, se informasse, fizesse os exames e se tudo desse certo, doasse.
Você não vai tá salvando algo pequeno. Vai tá salvando uma vida. Permitindo que uma criança continue dando sorrisos e felicidade aos pais, permitindo que adultos construam sua carreira e famílias. Permitindo que  A VIDA CONTINUE.
E aí? Que tal mobilizar amigos, familiares e conhecidos, irem todos a um Hemocentro mais próximo e se informarem? Reúna sua galera, faça o bem e tudo que você plantar de bom, você colherá em DOBRO.
Deus abençoe a todos!!!
Um ótimo sábado!!!
Beijos!!!





19 comentários:

  1. Querida Brenda, me emocionei com seu post. Com o dente operado e extraído você escreveu um post mais do que lindo. Estou arrepiada. Muito obrigada por ser coração! Beijo, Tati

    ResponderExcluir
  2. Brenda parabéns pelo post cheio de informações!
    Vou copiar sua imagem final tá.

    bjocas

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida!!!

    É muito bom saber notícias suas...

    Parabéns pelo post eu já sou doadora e que seja feita a vontade Deus, se alguém precisar de mim estarei a serviço do Pai. Só em pensar que posso ajudar alguém é para mim um motivo de grande agradecimento a Deus.

    Felicidades meu anjo e que Deu te conceda bençãos infinitas.

    Beijos e feliz domingo.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu queria ter participado, mas estou sem net, ja extrai o ciso e é ruim né? Odiei rs aliás tive que tirar 4 ( sou guerreeeeraaaa) kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi Brenda! Estou conhecendo mais sobre esse assunto através dessa BC. Meus parabéns pela sua participação, adorei! Beijos e linda semana!

    ResponderExcluir
  6. Adorei participar dessa BC.....uma forma de informar e refletir.....bjuss

    ResponderExcluir
  7. Brenda, parabéns por participar de uma BC tão importante.
    Beijos querida e uma abençoada semana.
    Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  8. to axando genial essa BC! parabens por participar! bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Primeiro gostaria de agradecer pelas lindas palavras lá no meu blog. Obrigada amiga! Me encheu de ânimo.
    Olha eu nunca doei sangue nem medula, mas tenho muita vontade. Acho mt linda essa iniciativa. E acho mt triste tbm quem não doa por preconceito ou medo. Eu mesmo conheço mt gente que diz que nunca doaria. Acho mt triste, pois não sabemos o dia de amanhã e um dia nós podemos precisar. Eu espero e quero um dia sim poder doar. É uma linda forma de amor ao próximo. Parabéns pelo post. Bjinhos!

    ResponderExcluir
  10. Oii Brenda!!
    Amei seu blog!!
    Estou retribuindo a visitinha!!

    Bjinhos e parabéns pelo seu filho!!

    Até mais

    ResponderExcluir
  11. Ei Brenda! Extração de siso não é brincadeira...

    Concordo com você que a falta de informação é um problema. Eu também participei da BC e contei que tinha medo.

    Beijo, adorei o texto!

    ResponderExcluir
  12. Oiii..Amigah

    tbm axo isso, deveria ser lei pois precisamos de ajuda ainda mais quando o parto é cesaria assim como foi o meu tbm, precisava de ajuda praticamente o tempo todo a minha sorte que minha mae me ajudou bastante.

    no minino teria que ser 1 mes mesmo, ou o tempo da dieta, neh.

    hoje em dia os pais estao muito ausente na vida das crianças e fazem uma grande falta, mas quem sabe um dia muda td isso neh. rsrs

    Bjiinhus

    ResponderExcluir
  13. Acho que toda doação é maravilhosa, imagine só a de " partes" de nosso corpo. Pena que o hemocentro perto de casa complica uma doação simpls de sangue minha, imagine só a medula, só porque tenho vitiligo.Eu desanimei total!
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, bem completo o seu post!!! Adorei!!!

    beijos!!!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  15. Olá querida Boa tarde!!!

    Gratíssima pela sua visita.


    Beijo e que Deus te abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  16. Oi Brenda, tudo bem? Obrigada pela visita lá no blog. Fiquei muito contente em vê-la por lá! Esse tema de BC é muito importante para deixar muita gente informada sobre o assunto. Eu sou doadora de medula e acho que todos deveriam ser. Grande abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  17. Brenda, parabéns por levantar a bandeira.
    Só que ainda faço parte do time dos covardes.
    Mas vou me informar, como falou, tudo pode começar por este caminho.
    bju

    ResponderExcluir
  18. Aii q fofo!!
    Tomara q eu ganhe então para minha bonequinha!!

    Bjinhos linda!!

    ResponderExcluir

E vamos lá de novo...

Resolvi voltar com o blog, mas só pra mim mesmo. Reli meus posts antigos. Fiquei tão grata por ter registrado muitas coisas que se nao tiv...