sexta-feira, 26 de abril de 2013

BC - Licença Maternidade não é férias

Boa noite, queridas!!!

E hoje temos mais uma BC proposta pelo Mamães em Rede e como eu adoro BC e adoro MR, não ia deixar de participar, né? rs

Bora lá então:


Eu nunca trabalhei fora, sempre estudei. Então quando tive o Miguel, não tinha aquela preocupação que toda mãe que trabalha fora sente, como: com quem deixar, a saudade de ficar longe, e todas aquelas coisas.

O período pós parto não é tão tranquilo como muitas pessoas pensam e falam. Aquele papo de: "Mas eles só dorme no primeiro mês" não deve ser levado em conta, porque cada bebê é de um jeito e enquanto o bebê de uma dorme todo o tempo, o de outra pode chorar o dia inteiro por causa de cólica.
O Miguel sempre foi um bebê muito bonzinho, o trabalho que ele dava é o trabalho que todo bebê dá mesmo.

O que muita gente não leva em conta é que além da mãe ter que suprir as necessidades básicas do bebê (alimentar, dar banho, carinho) ela tem que conhecê-lo também nesse período. Se adaptar a ele e vice versa. Precisa de tempo pra esse choque que é a chegada de um bebê (seja mãe de primeira ou décima viagem). Muitas vezes ela não tem quem ajude e precisa dar conta disso tudo sozinha, ALÉM de ter que arrumar tempo pra descansar e se alimentar direito. Afinal, ela precisa ficar bem pra tomar conta do bebê e não afetar sua produção de leite, né?
Alguns papais ajudam mas ajudam por poucos dias (essa licença paternidade deveria aumentar, né? Vamos combinar!). Na maior parte do tempo ela tem que se virar.
Quem faz parto cesárea é mais complicado ainda. Eu levei um mês pra me recuperar totalmente pra poder assumir todos os cuidados da casa e do bebê com 'tranquilidade'.
Minha mãe ficou comigo por 15 dias, me ajudou DEMAIS e mesmo assim eu penei bastante depois, pois fiquei extremamente cansada. Mesmo o Miguel sendo um bebê bonzinho teve aqueles (vários) dias em que não dormia bem, etc.

Licença Maternidade não é férias e tá bem longe de ser. Em alguns lugares a licença maternidade é de 4 meses e em outros 6. Eu ainda acho 6 meses muito pouco, 4 meses nem se fala. 1 ano estaria ótimo. É muito difícil e esse tempo da licença não é usado pra descansar por muita gente (é muita coisa pra fazer), mas sim pra conhecer o bebê, reconhecer traços de personalidade, se recuperar do pós parto, etc. E deve ser muito difícil lidar com a pressão e com a falta de compreensão de muitas pessoas (principalmente no ambiente de trabalho) e isso quando a pessoa tem alguma ajuda, algumas mães se encontram sozinhas mesmo. Muitas ainda não estão preparadas física e psicologicamente e tem quem correr contra o tempo pra tentar se restabelecer porque logo tem que voltar a trabalhar.

Divulgue essa ideia para que as pessoas mudem esse conceito errado de que mãe que tá de licença maternidade tá de férias, só vida boa. Estamos nos recuperando, tentando suprir nossas necessidades básicas, as do bebê e ainda tentar curtir muito esse período (que passa tão rápido) mesmo com tantas noites mal dormidas rs


Até a próxima, amores!!

Beijos!!!!



22 comentários:

  1. Brenda!

    Vim conferir a sua participação e me emocionar com as experiências da BC.

    Meu parto foi cesárea também e foi difícil a recuperação. É um período de muitas novidades e dificuldades. Hoje posso dizer que conheço a minha filha! Sou capaz até de adivinhar o que ela está sentindo. rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu também demorei pra me recuperar da cesárea flor. O primeiro mês foi complicadinho.

    O marido por mais que ajude tem que trabalhar e a gente tem que dar conta do recado.

    O período da licença é um momento de adaptação e muito aprendizado.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu tb não tive esse problema com quem deixar pra trabalhar.
    Minha profissão até hj é ser mãe e professora, mas trabalho em casa. Fico perto deles e sei de tudo o que acontece. Agora que estou querendo trabalhar fora. Estão grande dá menos trabalho, mas não significa que não estarei presente. Mãe é trabalho dobrado e período integral.
    Também estou participando da BC http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/2013/04/bc-licenca-maternidade-nao-e-ferias.html
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Oie minhaq Flor seu bb é lindo parabéns... Seguindo :))
    Bom como vc falou a recuperação varia muito de cada mulher graças a Deus a minha foi bem rápida não tive nenhum problema, quando o bb tbm varia muito pois tens que sente muito cólica e assim vai... Amei seu blog quando puder faça uma visita no meu tbm http://cantinhodanicollynha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Brenda, tb acho que a licença maternidade é muito pequena nesse país!Ótima sua participação!bjs,

    ResponderExcluir
  6. Brenda!!!

    Bom te ver amiga...

    Parabéns pelas informações e obrigada pela presença no profetizando.
    Feliz domingo para vocês.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Brenda, concordo com vc licença paternidade e maternidade deveriam ser maiores.

    Adorei a sua participação na BC.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/2013/04/bc-licenca-maternidade-nao-e-ferias.html

    ResponderExcluir
  8. Oie minha flor amei seu blog e estou seguindo quando puder faça uma visitinha http://cantinhodanicollynha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei participar desta Bc assim percebemos o q cada uma passou, pra mim tb foi difícil a recuperação da cesárias, mas assim como vc pude contar com a minha mãe.
    licença passa longe de ser férias, é sim um momento muito intenso de conhecer o bebê e nos conhecer como mães, bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi flor adorei seu blog quando puder faça uma visitinha.

    http://unhasdabruninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. adorei seu cantinho flor.
    ée ser mãe e saber dar amor e carinho e quem e mãe sabe muito bem como é.
    beijos seguindo

    http://unhasdabruninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii Brenda!!! Muito bom seu texto!!!! Você abordou bem essa questão! Não sei como que alguém pode pensar que licença maternidade é férias.... é um período muito difícil e extressante, tanto para mãe que tem muitas coisas para assimilar, quanto o parto, recuperação, amamentação, casa, marido e é claro o filho, e tbm para o bebê que tem que se adaptar ao novo mundo!

    Um abraço!

    Ahhh Tem super sorteio de 1 ano do blog www.minhamaricotamaricotinha.com dá uma passada lá!
    http://migre.me/eqpCz

    Você se cadastra uma só vez e estará concorrendo aos seguintes prêmios:
    - 1 Frisante Academia Moscatto
    - 1 Kit shampoo e condicionador Baby Boti – Boticário
    - 4 Músicas infantis personalizadas com o nome da criança – Tema Aniversário.
    (Será 1 música para cada pessoa sorteada).

    Beijos!!
    Adriana

    ResponderExcluir
  13. Oi Brenda!!
    Primeiro quero dizer que adorei seu cantinho!!
    E agradecer pelo querido comentário em meu blog, ah! e por ter achado o Vitor fofo, rsrs. (:
    Já estou te seguindooo
    Sou de SC flor, interior, cidadezinha pequena! rsrs Mas até gosto da tranquilidade daqui, hehe

    Beijão, apareça sempre por lá! Adoooro fazer novas amizades! (:

    ResponderExcluir
  14. Ahhh! E que lindooooo que é o Miguel!!! (amo esse nome ;))

    Parabéns Brenda, seu filho é um gatoo!

    ResponderExcluir
  15. Vim aqui convida vc e todas suas leitoras participar do BC DIA DAS MÃES & SORTEIO DEPOIS IREI SORTEÁ UM LINDO PRESENTE PARA MAMÃES.
    *-*

    DA UMA PASSADINHA LÁ E VE E PARTICIPA
    SEGUE O LINK
    http://diariodoenzogabriel.blogspot.com.br/2013/05/bc-dos-dias-das-maes-um-lindo-sorteio.html

    ResponderExcluir
  16. Está rolando sorteio nos blogues Papo de Mãe e Educar-O primeiro passo. Para participar basta acessar o links http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/05/parceria-studio-personal-music.html
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/2013/04/sorteio-de-um-relogio.html
    Tenha um domingo abençoado.
    Bju

    ResponderExcluir
  17. Meu boa noite, amiga Brenda...
    Parabéns pelas dicas...

    Amiga meu blog completou 1 ano no dia 19 de maio e estou muito feliz com sua presença no profetizando...

    Então resolvi celebrar o blog e o meu niver que será dia 1º de junho.

    Ficarei muito feliz com sua participação, pois vou postar um dia de festa para todas nós.

    Conto com sua abençoada presença no dia 1º,ok?

    Desde já te agradeço e que Deus a abençoe com chuuvas de bênçãos.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  18. adorei o post.

    Que tal um layout novo, pra esse blog lindo?
    http://thatylayouts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei seu texto!!
    Ando tão sumida dos blos que perdi todas as blogagens coletivas :(
    Beijinhos e vc e no Miguel!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua participação, concordo que esse tempo tem que ser mais estendido né! Mais Brasil né já viu hehe Bjos http://annabeatrizrafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Muito boa essa sua participação na BC, amei suas reflexões!
    Tenha um excelente domingo!
    Tem post novo no meu blog...
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  22. Oi querida, também sou mãe, entendo isso perfeitamente.Adorei seu blog, Já sou sua seguidora! Conheça o meu tb www.criscoisinhasfofas.blogspot.com

    ResponderExcluir

E vamos lá de novo...

Resolvi voltar com o blog, mas só pra mim mesmo. Reli meus posts antigos. Fiquei tão grata por ter registrado muitas coisas que se nao tiv...