domingo, 7 de abril de 2013

BC Mamãe tá de olho no consumismo

E chegamos na segunda etapa da BC Mamãe tá de Olho, proposta pelos blogs A sós Mamãe Nádia, Para Beatriz e Reciclando com a Mamãe!

O assunto de hoje, como o título já diz, é CONSUMISMO!



Quem aqui nunca quis comprar alguma coisa? Sem necessidade mesmo, só por capricho, luxo ou mimo? Todo mundo já fez isso um dia.  
Depois que me tornei mãe, caiu minha ficha de que meu filho também é um consumidor. E dos grandes. Ele também é bombardeado com comerciais, propagandas e mil coisas que passam o tempo todo na TV.
Lembro que quando eu era criança, queria MUUITO uma boneca que fazia o maior sucesso na época. Aliás, eu queria muitas coisas que eu via na TV, com as amigas e me sentia muito mal quando era excluída por não possuir determinadas coisas que estavam na moda. Meu pai sempre foi muito pé no chão e não se rendia fácil. Lágrimas de criança doida por um brinquedo não o emocionavam (pelo menos não aparentemente) e eu até que ganhei uns brinquedos bem legais, mas não era aquela criança que nem tinha lugar pra guardar tanto brinquedo!!!

E agora que sou mãe, fiquei muito atenta a isso. Eu sou uma pessoa que tenho que pensar DUAS vezes quando vejo algo legal, porque se deixar compro logo na primeira!! Sou consumista, admito. Comprei 1 milhão de coisas quando engravidei: roupas, brinquedos, acessórios.. Coisas que nem cheguei a usar. Comprei pelo COMPRAR, comprei porque TODO MUNDO TEM, comprei porque a revista/vizinha/apresentadora/vendedor disse que precisava mesmo ter um item como aquele, comprei porque eu ACHAVA que precisava daquilo.
Agora estou muito mais seletiva. Miguel tem 1 aninho e 1 mês, então quando saímos com ele para lojas ou quando ele vê algum comercial de algum brinquedo, não dá tanta importância. Não pede nada.
Ainda.

Eu fico intrigada porque os comerciais voltados pra molecada hoje vendem seu produto de uma maneira que até nós, adultos, acreditamos que nosso filho precisa mesmo daquele sapato/brinquedo/acessório. Fico pensando que se eu, com 24 anos de idade, consigo ser levada por essa onda.. imagina uma criança. Então tá decidido: filtramos TUDO que o Miguel assiste. Não quero que ele pense que é normal ter todos os brinquedos do mundo (não importa o preço) ou que ele pense que ele é mais legal que outro coleguinha, só por ter determinado brinquedo.
É isso que muitos comerciais insinuam. 
Estou numa época (que espero que dure eternamente) de organização e minimalismo: só ocupa espaço na minha casa o que for útil, o que eu amo e o que me traz algo de bom. O resto vai embora sem dó.

Me desapeguei de roupas de marca, de brinquedos que fazem TUDO pra criança (canta, dança, fala e só falta cozinhar de verdade) e estou valorizando mais o simples. O Miguel tem brinquedo DEMAIS (e olha que compramos pouco, o resto ganhou). É tanto brinquedo que ele simplesmente IGNORA. Passa por cima de todos pra ir lá na cozinha e brincar com uma colher de pau. É mole?

Não julgo mesmo quem é consumista porque sei que somos facilmente 'comprados' pela mídia. O trabalho deles é exatamente esse mesmo: VENDER. Fazer você crer que você precisa mesmo desse produto.

Na faculdade, o professor de filosofia disse algo que nunca me esqueci. Primeiro nos perguntou qual a diferença entre seres humanos e animais. Todo mundo disse o padrão: "A gente pensa, eles não", "Nós temos sentimento" e ele sempre descartando e justificando. Quando desistimos de achar a resposta, ele disse: "O ser humano CRIA necessidade. Ele nunca tá satisfeito, tá sempre precisando de mais."

E é bem isso.
Não basta ter o básico, tem que ter tudo: um monte de roupas, um monte de brinquedos, um monte de sapatos, UM MONTE DE COISA!!!!

Agora penso o seguinte: ele precisa dessa roupa/brinquedo? Tem espaço pra isso na minha casa? TENHO DINHEIRO PRA ISSO??

Se a resposta pra primeira pergunta for não, já descarto todo o resto e não levo. Ás vezes tenho a impressão de que as pessoas de antigamente tinham menos coisas e eram mais felizes.


Também sempre deixo a compra 'para outro dia'. Vejo algo super legal e fico empolgadíssima!! Espero uns 2 dias e volto a pensar no assunto. MUITA coisa eu deixei de querer.

Nossos filhos são alvos fáceis de muita coisa, cabe a nós desde cedo orientar certo e mostrar que eles não precisam ter determinadas coisas 'só porque todo mundo tem'.
Claro que sempre darei presentes pro meu filho, mas na medida.

A vida é complicada demais pra eu ficar criando necessidades pra ele ou deixar que façam isso.
Nem me lembro da última vez que comprei um brinquedo pro Mi. Trocamos por passeios! \o/

Quero controlar cada vez mais meu consumismo porque fazendo isso (e controlando o que o Miguel assiste), será mais fácil controlar lá na frente.
Não quero enchê-lo de coisas, pois quero que ele dê valor pras coisas que ele tem. E não: "Se quebrar, tenho mais um 3 desse!"
Só quero que ele tenha em mente que as coisas mais importantes de que ele precisa, não estão nas prateleiras das lojas. 

E você, como lida com o consumismo na sua casa?




12 comentários:

  1. Não é legal viver de acordo com o que se tem na bolsa/ Eu acredito e ensino isso a mnha filha. Obrigada peka visita, no Coisas, vim retribuir e te seguir! Bjs Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei Brenda!

    Nós somos exemplos para os nossos filhos né? Então temos que ensinar o melhor.

    É verdade que as propagandas nos enganam muitas vezes, mas cabe a nós discernir e ver o que realmente é necessário.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Brenda que super post, rs. Adorei!! Falou tudo e concordo em tudo com você.

    A Ingrid era igual ao Miguel quando era mais nova, tinha muitos brinquedos porque ganhava, mas no final adorava uma cozinha, rs.

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  4. Oi Brenda, eu tento me segurar, estou mais cuidadosa procuro comprar algo quando realmente preciso, mais nem sempre conseguimos. Meu filho tb tem muitos brinquedos, mais quase não compro ele ganha muito dos avós.Hj em dia as propagandas são muito descaradas, principalmente a tv a cabo.
    Mais temos que ensinar pros filhos os valores verdadeiros.
    Estou te seguindo se puder me visitar, estou sorteando um livro , bjs.

    http://wwwmeusonhoprincesinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!

    Passando para te convidar para a Bc Recordando, Aprendendo e Brincando proposta pelo meu blog Mãe Para Sempre com união ao Blog Joseph's. Ficaremos muito felizes em te ve por lá... acesse http://www.maeparasempre.com/2013/04/amanha-tem-bc-recordando-aprendendo-e.html

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Bem legal o jeito que estás fazendo. Acho, sim, que dá pra tentar filtrar - mas tem uma hora q não dá mais e aí é importante q a formação tenha sido consistente! Abs.

    ResponderExcluir
  7. Amei a colocação do seu professor. Realmente nunca estamos satisfeito sempre queremos mais e mais.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Adorei!
    Nossos babies tem mesma idade e me vi bem parecida contigo ;]

    Obrigada pela visita lá no Ando Gestando.

    Mariana
    http://andogestando.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi querida mamãe!
    Passando para dar uma olhadinha na sua BC,
    também estamos participando.
    Adorei o post!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/2013/04/blogagem-coletiva-mamae-ta-de-olho-no.html

    ResponderExcluir
  10. Brigadin Brenda querida!!!

    Beijos e feliz semana. Muita calma,viu?

    ResponderExcluir
  11. Brenda, adorei sua postagem, realmente o que seu professor falou é tudo, sempre queremos mais e temos que apreender a domar esse sentimento de querer tudo, para poder passa isso para nossas crianças.

    Tri-beijos Desirée
    http://www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Brenda, antes que eu me esqueça. Se quer que seu filho não veja tantos brinquedos em tv mas gosta que ele assista desenhos (que são uma delicia)... Liga TV Cultura, TV Brasil, Canal Futura... Todas as outras (incluindo Discovery Kids) são grandes influenciadoras dos nossos filhos...
    Uma sugestão...

    Minha menina via até certa idade, depois que colocamos a tv por assinatura, a Discovery Kids influenciou muito na "pedição" de coisas... Mas só pede.. Pq não ganha...

    Uma coisa que vc falou sobre ser excluida por não ter o brinquedo junto das colegas.. .Me preocupo muito com isso quanto a minha menina... Mas a preparamos muito, fortalecemos, pra que ela seja autêntica com seus gostos e o que tem... Sempre digo que não precisa ter tudo o que os outros tem...
    E assim vamos tentando deixa-la mais dona de si e não ligar para outras coisas...

    Aqui em casa ganhamos praticamente tudo na minha gravidez. Não me lembro de uma roupinha que tenha comprado... Mantas, roupas de terceiros, fraldas, tudo ganhado....
    Foi uma benção..

    Lembro-me que demos a ela um conjuntinho de roupas quando ela fez 1 ano. Até então não nos preocupavamos em comprar roupas..
    Tinhamos tudo..

    Roupas caras? Hoje em dia que compro algo melhor pra ela, pois trocava de roupa como mamava..rs.. Crescia rapido e tudo se perdia..

    E assim fomos levando. Hoje com 6 anos, falamos não quando é preciso, mesmo com insistência e choro, se vemos que não é ncessário não tem...

    Creio que assim ela será uma criança mais leve, mais simples e mais desprendida com tudo.. Pelo menos estamos tentando...

    E concordo com seu professor.. nós criamos necessidades.. os animais apenas necessitam e acabou..

    Beijos querida e obrigada por sua participação no Bolhinhas de Sabão para Maria... volte sempre!

    Mamãe Teresinha Nolasco

    ResponderExcluir

E vamos lá de novo...

Resolvi voltar com o blog, mas só pra mim mesmo. Reli meus posts antigos. Fiquei tão grata por ter registrado muitas coisas que se nao tiv...