sexta-feira, 21 de março de 2014

~* A história do Nascimento do Miguel - Parte 3


Olá!
Como disse no post anterior, hoje vou falar sobre os desconfortos que tive na minha gestação, sobre o quartinho do Mi e por que escolhi cesárea.



-* Desconfortos

Eu tive MUITO enjoo na gravidez durante os 4 primeiros meses, e eram enjoos muito fortes! Então quando eu via que ia passar mal, na hora já ia procurar minha caminha, ligar o ventilador e DORMIR. Não tinha remédio que desse jeito nessa ânsia horrível (e eu também não queria tomar remédios durante a gestação). O que me ajudava muito, era comer tomate! Se eu comesse tomate, daqui a pouquinho eu já tava boazinha de novo. A dica que minha nutricionista deu era de se alimentar de 3/3 horas e procurar comer coisas leves. Comer várias vezes durante o dia, mas pequenas porções. Resolveu! : ) Não tive nada que não pudesse comer ou sentir o cheiro que passava mal. A única coisa que aconteceu é que depois do nascimento do Mi, eu fiquei um bom tempo sem comer peixe. Tinha enjoado.

Também tive dor no nervo ciático. Eu já tinha essa dor antes de engravidar, e piorou um pouco quando a barriga começou a pesar. Comecei a fazer hidro, a professora indicou uns exercícios que dava pra fazer em casa também e aí não sofri mais com esse problema. Só fui voltar a ter dor no nervo quando o Mi estava com uns 11 meses mais ou menos. O segredo é fazer alguma atividade física, mas tem que ter cuidado já que alguns exercícios não dá pra fazer quando está com dor. 

Duas coisas que me acordavam de tão incômodas: azia e cãibra. Jesus!!
Em relação a azia era fácil, era só chupar gelo que ela ia embora (conte quantas madrugadas o Felipe e eu levantamos para pegar gelo). Tudo coisas que iam me falando e eu ia seguindo (coisas que não representassem riscos para mim e o Miguel, obviamente) e quando deu certo a tática do gelo, nunca mais parei de usar. E ainda indiquei para outras gestantes na hidro heuheuhuehue

Agora cãibras... Me arrepiaaa só de lembrar! Era horrível!! Eu morria de dor e não tinha nada que fizesse parar, tinha que esperar passar :( O médico só dizia pra comer mais banana. Sempre tinha cãibra nos pés e na panturrilha (as da panturrilha eram de matar!). 

Levantava sempre pra ir ao banheiro (típico de grávida) e pra ser sincera, aquilo não me incomodava tanto porque pego no sono rápido. O que me incomodava era levantar toda hora VENDO o Felipe dormir tranquilamente sem ninguém pisoteando a bexiga dele quase o tempo inteiro (x

E por fim, lá no final da gestação eu sentia o Miguel encaixando, sabe? Sentia ele balançando a cabeça, como se tivesse descendo e encaixando msm. Quando disse pro médico que 'parecia que tava abrindo' meus ossos (gente, doía. não uma dor insuportável, mas era incômodo), ele deu risada e disse: "Não parece que tá abrindo... ESTÁ abrindo." Aí eu descobri o que me ajudava com aquilo: mexer os quadris de um lado pro outro, apoiada em algum lugar ou ficar de cócoras. Melhorava muuuito! 
Bom, os desconfortos acabam aqui. Vamos para o próximo tópico!


-* Quartinho do Miguel
Eu queria um quarto azul claro com o tema de ursinhos. Não sou muito fã do tradicional azul pra menino e rosa pra menina, mas sempre pensei que se fosse menino, sera azul com o tema de ursinhos, e se fosse menina, rosa/lilás com tema de ballet! ♥  Mas o Fê que escolheu a decoração. Claro que eu que pesquisei e mostrei as opções, então estávamos de acordo. Aliás, é uma coisa que a gente sempre fez e faz até hoje, pra não ficar aquela briga com opiniões diferentes, eu procuro várias coisas que eu gosto e ele decide entre elas (porque sou supeeer indecisa). Então eu trabalho na coleta e ele na decisão final rs O importante é os dois gostarem. E aí, decidimos que o quarto seria verde com o tema de bichos!! Comprei toda a decoração pela internet, a faixa decorativa compramos numa loja daqui mesmo e meu marido e o padrinho do Mi que pintaram e arrumaram o quartinho. Minha mãe e a madrinha do Mi ficaram na parte de lavar e passar as roupinhas! Amei, amei, amei! Olhem como foi o processo:






Felipe e Duh (padrinho do Mi)

Tudo pronto!

O que acharam?? Eu amei, claaro rs Tanto o Fe quanto o Dú são perfeccionistas, então quando a gente deixa algo na mão deles, pode ficar tranquila que enquanto não estiver perfeito, eles não entregam rs
O que eu mais gostei nisso tudo, foi que o quartinho foi montado/decorado por pessoas que amam muito o Miguel e isso faz toda a diferença pra mim! Saber que as pessoas que estavam lá nos ajudando, estavam lá porque gostam muito da gente e mais ainda do nosso filho. A pessoa faz com carinho e é um verdadeiro presente! Achei muito mais legal e acolhedor do que contratar alguém pra pintar e montar as coisas (não estou julgando quem chama alguém pra montar/decorar o quarto, que fique claro. Até porque muitas coisas do quarto - como os objetos de decoração - nós compramos). É muito especial pra nós ver que o quartinho tem a mão do papai e do padrinho, que ficaram até tarde pintando, montando cômoda, berço, banheira, colocando quadrinhos (e eu dando pitacos: Mais pra direita, não, agora mais pra esquerda!).. Saber que foi a madrinha e a vovó que cuidaram da roupa dele (que Felipe e eu escolhemos com carinho cada peça do enxoval, cada par de meia) com tanto carinho.. É muito especial! Espero fazer isso com o próximo também!

-* Quanto a "escolha" da cesárea


No começo eu dizia que queria parto normal, mas hoje vejo que não queria de verdade não, senão não teria feito cesárea. Eu "escolhi" cesárea porque morria de medo de passar da hora, de ter alguma complicação no parto normal e o bebê ter algum problema ou até mesmo morrer. Não discuti isso com o médico - que disse que fazia tanto normal quanto cesárea - simplesmente no final da minha consulta com 38 semanas de gestação, disse que queria marcar a cesárea e ele aceitou de prontidão, viu um dia, horário e marcou.
Agora por que as aspas, vocês devem estar se perguntando... Porque não fiz uma escolha consciente! Eu não sabia NEM METADE do que sei agora. Se soubesse, vocês podem ter certeza que eu teria parto normal e só iria pra cesárea com uma REAL indicação. Eu me responsabilizo por não ter me informado, mas também responsabilizo o médico por não ter me alertado dos prós e contras tanto de um parto normal, quanto de uma cesárea. Principalmente de uma cesárea eletiva (aquela que se faz antes de entrar em trabalho de parto, você vai lá e escolhe um dia pro bebê nascer). Sei que muita gente defende com unhas e dentes a cesárea eletiva, o que quero deixar bem claro aqui é que depois de tudo que li, que me informei (fontes seguras, não a vizinha ou a prima distante), eu sou sim contra cesárea eletiva, principalmente porque fiz uma (novamente, sem estar informada) e meu filho nasceu considerado prematuro, com dificuldade pra respirar, dificuldade de sugar e só mamou no peito por um mês. Tive depressão pós parto e acredito muito que a forma como ele veio ao mundo e o fato de não ter conseguido amamentá-lo, foi a principal influência pra que isso acontecesse. E por mais que não acreditem, SIM GENTE, TEM MULHER QUE É ENGANADA PELO MÉDICO. Eu sou formada na área da saúde e não sabia nada do que sei agora! Eu, uma pessoa que lê MUITO, acessa MUITO a internet, não estava informada (procurei informações nos lugares errados, pelo visto). E mais: não procurei tanto sobre parto porque afinal, meu médico iria me orientar da forma mais correta e segura, né?? Não, não ia; isso dá tema pra outro post. ENFIM, escolhi a cesárea por medo de que passasse da hr e o bebê tivesse problemas ou morresse. Invés de ir atrás de informação e ver se era isso mesmo que acontecia, qual que era a parada e enfrentar esses meus medos; eu fugi deles e corri em direção a cesárea. Já quero deixar bem claro que são medos que MUITAS MULHERES TÊM e não são necessariamente descabidos, já que somos bombardeadas com essas coisas. O que recomendo é: se você pretende fazer uma cesárea, PROCURE SABER DOS RISCOS! Aí você decide e faz sua escolha consciente. Não sou contra quem faz  cesárea eletiva, sou contra a cesárea eletiva. Aliás, recomendo muito que todos assistam O Renascimento do Parto e se informem no grupo do face "Cesárea? Não, obrigada", vejam as notas no face da Ana Cristina Duarte e da Dra. Melania Amorim. Informação de qualidade e juro pra vcs, é um despertar ;)

Bom, vou ficando por aqui!!
Na próxima, será a postagem final, contando sobre o nascimento do Miguel!!! 


Conto com vcs lá!

:)

Beeeijos!


3 comentários:

  1. amiga as câimbras também acabavam comigo na primeira gestação,
    da mesmo arrepio só de lembrar
    eu quis ter um parto "normal" o que não acho hoje em dia nada de normal rs,
    o quartinho do Miguel ficou lindo demais

    Lindo dia!!!

    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu tive muita ansia e azia tb. Não sabia do gelo, vou guardar isso para o proximo. rsrs
    Caimbrã eu tive tb, e na panturrilha tb, como doi.
    Quanto ao parto eu não me informei muito, mas sabia e queria normal,muitos proximos falavam para marcar cesarea, mas fui firme até o final.
    No proximo vou tentar de novo, mas não vou querer ir para o soro, e muito menos corte. Apesar de ter levado 3. Mas não foi a dor menor, incomodou bastante para sentar.
    Esperando a cena final. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  3. Ei Brenda!! Que alegria ler sobre vocês e relembrar a minha história com a Laura! Tive enjoos muitos, cãibras também, azia não tive. Que delícia de quarto para o Mi e sim, feito por pessoas que amam e são amadas, melhor ainda! O da Laura era rosa claro com rosa um pouco mais escuro em paredes alternadas, que saudade! Agora tá tudo diferente, afinal, tenho uma mocinha de 5 anos! rs Beijão em vocês, queridos!! Ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

E vamos lá de novo...

Resolvi voltar com o blog, mas só pra mim mesmo. Reli meus posts antigos. Fiquei tão grata por ter registrado muitas coisas que se nao tiv...