quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Blogagem Coletiva: Quanto mais amor melhor!!!

Olá, amores!!!
Bom, super fiz questão de participar dessa blogagem coletiva que a Drih organizou!
O motivo é o seguinte: duas mães foram ao programa Encontro com Fátima Bernardes, dizendo que elas deixaram seus filhos chorarem a noite inteira porque elas precisavam trabalhar. Uma delas disse que deixou o filho se esganar de chorar durante a noite por cinco dias e que funcionou!! A outra disse: "Não tem certo ou o errado. Tem o certo PRA VOCÊ!"
Essas mães tem um blog onde aconselham as mamães com dicas!

E a polêmica partiu daí: deixar o filho chorar a noite inteira ou não? Qual seria sua postura? O que acha disso tudo?
E eis que estamos aqui, com a blogagem coletiva:


Bom, quero deixar bem claro que TUDO na maternidade é RELATIVO. O que funciona pra mim, pode não funcionar pra você. Não estou aqui para julgar, estou aqui para falar do MEU PONTO DE VISTA E O QUE FUNCIONA AQUI EM CASA.
Olha, eu concordo com o que uma delas disse de: "Não tem certo ou errado. Tem o certo pra você!" Só que eu complementaria: "Não tem certo ou errado. Tem o certo pra você E PARA O BEBÊ!!"

A partir do momento em que o Miguel nasceu (e até antes, enquanto estava na barriga), não posso simplesmente escolher o que é certo PARA MIM e ignorar o meu filho. Existem teorias que defendem: a cama compartilhada, o bebê dormir sozinho no berço, você acalentá-lo durante a noite ou você deixá-lo chorar a noite inteira porque ele tem que se acostumar e entender que a noite é feita PRA DORMIR!!!

Nós nunca quisemos aderir a cama compartilhada por vários motivos. Mesmo assim, há vários dias que fazemos. É uma delícia, TENHO QUE ADMITIR. Mesmo acordando toda torta e dolorida, é uma delícia dormir sentindo o cheirinho dele, acordar com ele e eu noto que ele adora, porque fica aconchegado entre o papai e a mamãe. Uma prática que não gostamos muito de seguir (devido as dores no corpo ao acordar e ao medo de machucá-lo porque nossa cama não é muito grande), mas eu ainda vejo algo positivo na cama compartilhada!! Acontece algumas vezes, mas na maioria o Miguel dorme sozinho no berço (desde o 2º mês). E adora também, dorme todo largaaado, esparramaado e acorda feliz da vida!

Agora EU não vejo NADA DE POSITIVO em deixá-lo chorar por HORAS porque 'eu simplesmente tenho que dormir'. Meu coração DÓI só de pensar. Eu sei que eu preciso dormir. Grande coisa, todos precisam dormir (mães ou não). Só que eu também tenho bem CRAVADO na minha mente, que o meu filho (que ainda é um bebê e mesmo se não o fosse) precisa de mim. Tudo na vida tem que ter EQUILÍBRIO. Quantas vezes o Miguel não fica resmungando enquanto tá dormindo e eu levanto, fico olhando de longe pra ver se tá tudo certinho, se ele vai despertar. Quando ele desperta, eu não pego. Muitas vezes ele volta a dormir sozinho. Dá uma acordadinha, olha pro quartinho meio: "Ah, estou aqui.. Hum... será que durmo de volta?". Enquanto isso, fico na sala com o abajur ligado e lendo um livro até ver que ele dormiu ou que não vai dormir e tomar alguma atitude (qualquer uma, menos deixá-lo chorando). Não sou o tipo de mãe que socorre no primeiro choramingo dele. Quando vejo que o chorinho dele tá 'evoluindo' para algo maior, que de resmungo por "não consigo dormir" está indo para um choro irritadiço, já levanto, pego e converso bem baixinho com ele, pergunto: "O que foi? O que está acontecendo? Tá tudo bem... Mamãe está aqui." E ele se acalma. E tem vezes em que eu levanto e ponho ele no berço 1 MILHÃO DE VEZES! A mesma 'dança': pega, acalma, embala e ele dorme. Põe no berço. Acorda de novo e por aí vai. Até ele dormir.

O bebê sabe CHORAR. Ele não sabe dizer: "Olha mamãe, estou com calor. Liga pra mim o ventilador, não estou conseguindo dormir"; "Meu dia foi muito agitado"; "Estou com dor, mamãe. Me ajuda?". Ele não fala ainda, então ELE CHORA!! O Miguel agora aprendeu a gritar, então além de chorar, ele grita xD
Olha, resumindo: pare, observe e TOME UMA ATITUDE. Se eu puder dar um conselho, meu conselho é esse: Interprete o choro do seu filho e faça algo.
Muitas vezes eles choram por manha, EU SEI. Acreditem, não mimamos o Miguel em demasia. Quando sei que é manha, eu falo: "Oh, você precisa dormir, está tarde e você tem que descansar. Amanhã é um novo dia." E ELE DORME! Acreditem ou não!

Minha opinião sobre deixar chorar a noite inteira está mais que clara, né? rs
Acredito que além de amor, temos que ter RESPEITO por nossos filhos. São bebês? São.
Mas são bebês que tem seu jeito, suas necessidades (que diferem de um bebê para outro), são únicos e precisam ser respeitados.
Lembre-se que quando seu filho chora a noite, as vezes ele só precisa de um tapinha carinhoso nas costas só pra saber que você está ali pra e por ele. E sempre vai estar.

Mais uma vez: não julgo quem toma esse tipo de atitude, só tenho o direito de expressar a minha opinião quanto a isso.

Obrigada, Drih pela oportunidade de participar da BC!

E vocês, o que pensam?
Beijos!!!





30 comentários:

  1. Não, julagar a gente não quer, mas fica bem difícil entender o.... deixar um bebê chorar. Isso, porquê agora ele chora; jájá ele vai engatinhar, vai ter que ser alimentado, vai defraldar.... socorro, o que vai acontecer? Curti seu post.
    BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o CERTO E ERRADO para você E o bebê! parabéns pela reflexão, adorei. Obrigada pela visita "lá no blog". Já estamos te seguindo aqui também. Beijo http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Deixar chorar até cansar, uma noite inteira? Deus me livre, isto é tortura! É necessário ser um tanto psicopata pra não sentir nada a respeito das lágrimas de nossos filhos.

    ResponderExcluir
  4. Minha linda!!

    Muitíssimo obrigada pelo mimo, viu?

    Lindinha... eu como mãe, sempre fiz o que meu coração mandou.

    Quero te falar que és uma pessoa adorável e eu gosto muuuuuuuito de vc.

    Um beijo e que Deus abençõe sua sexta feira com ricas bençãos.



    ResponderExcluir
  5. Acho que deixar chorar a noite toda é demais, eu deixo liam chorar um pouquinho por que não quero que ele ache que pode controlar a mamãe com qualquer chorinho, deixo ele chorar um poquinho enquanto converso e peço pra ele se acalmar, ele so tem 3 meses mas ja faço isso de vez em quando pra ele ja ir se acostumando e muitas vezes ele se acalma e pronto, fica tudo bem, mas obvio que não faço isso sempre por que pode ser vários motivos que você citou aí, dor, desconforto, medo...então eu ja vou ensinando ele a ter um pouco de paciência, mas ao mesmo tempo tenho sensatez em saber quando é hora de pega-lo e tudo mais =)

    ResponderExcluir
  6. Agora encontrei uma blogueira que falou TUDO!
    Cada um é cada um, temos que respeitar porque não sabemos o que se passa com cada mamãe, e temos que tomar MUITO cuidado para não ofender as pessoas, a Bia por exemplo, dorme na cama comigo porque meu marido vem só nos fins de semana, mas quando ele vem ela dorme no berço tranquilo! Às vezes deixo chorar um pouquinho, mas também quando percebo que o choro tá muito forte, corro e pego no colo, dou peito, embalo, canto, converso, se for preciso passo várias noites sem dormir por ela! Só sou contra deixar horas e horas chorando, sozinhos isso é sim ser cruel...essa é minha opinião...beijos

    ResponderExcluir
  7. Brenda, você disse tudo.
    De repente o que é bom e funciona pra um bebê pode não funcionar para o outro, o importante é respeitar a individualidade de cada ser.
    Nada melhor que o nosso exemplo!!
    Não existe uma regra.
    Cama compartilhada aqui também não rolou, mas as vezes a Má dorme com a gente, nada de stress... Tudo diet e light a gente chega lá.

    http://camilamamae2009.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi flor, que bom que você gostou do post lá no blog :) E adorei o seu também! Eu também sou da opinião que QUANTO MAIS AMOR MELHOR. Nunca consegui deixar a Kamila chorando, dava colo mesmo, dava mamá mesmo, embalava mesmo, passei noites em claro, mas quer saber? Valeu muito a pena, aproveitei ao máximo os momentos bons e os dificeis também, e continuo aproveitando é claro! Beijos

    ResponderExcluir
  9. adorei seu texto! tb pretendo participar!!!! bjs

    ResponderExcluir
  10. Hoje mesmo acordei cedo e logo depois do mama e da troca de fraldas coloquei o Gustavo na minha cama. Ele sempre dorme de novo, mas hoje ele não quis. Eu estava cochilando enquanto ele brincava, mas ele começou a fazer um chorinho. Eu deixei..e fui deixando pra ver até onde ia...ele começou a berrar kkkkkkkkkkkk fiquei com dó e levantei e o tirei da cama..acho q ele estava cansado de ficar deitado.
    Não concordo em deixar chorando e nem consigo fazer isso, como você disse a criança não sabe falar e não tem culpa nenhuma do tipo de vida dos pais.
    Belo post!

    Bjinhus!

    ResponderExcluir
  11. Genteee...fui procurar a musica do Carneirinho pro meu filho e sem querer olha como é o desenho do vídeo...assistam!
    Até no desenho a mãe não deixa o bebe chorando.

    http://www.youtube.com/watch?v=H5Uf069xkhg

    bjuss

    ResponderExcluir
  12. Concordo muitos bebes choram por manhã mas antes temos que saber identificar eles não sabem se expressar, gostei do post e do blog já fiquei por aqui.

    ResponderExcluir
  13. Também não vejo nada positivo em deixar o bebê chorar... ótimo post bjs http://mamaedeunhafeita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Faço exatamente como vc, mas qdo perco a paciência , marido faz ele dormir, é mais rápido acredita, agora deixar chorando A NOITE INTEIRA É JUDIAÇÃO DE MAIS NÉ.
    BJU

    ResponderExcluir
  15. Concordo com vc!
    Eu assisti o programa e adoraria ter participado dessa blogagem Coletiva!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Aqui eu não deixo chorando a toa, sempre vou ver o que é, e se for de manha tb converso ocm ele e logo tá dormindo. Bjs
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, eu tb vou participar, achei o seu ponto de vista certinho.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Brenda, tive um problema com meu blog materno e fiquei muito triste chegando a excluí-lo.
    Agora estou com um novo projeto sobre reciclagens, brincadeiras e invencionices.
    Passa lá pra conhecer.
    Bjus, Genis
    http://mamaegenis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. seja bem vinda ao meu blog...bjos Cristina

    ResponderExcluir
  20. Concordo com vc, eu nao deixo o meu chorar!! E se dizem que estou errada, estou errada dando carinho e com a mente tranquila!

    Belo post!!!

    Bjs

    Gleysa
    http://demamaeursa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Vim te visitar pois, vi que você comentou minha postagem no blog Matheus meu coração.
    Adorei teu cantinho parabéns!!!
    Também quero te convidar para participar dos sorteios em meu blog
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/p/sorteios.html
    Tenha um ótimo domingo :D
    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Brenda querida.......obrigada por seu post e pela participação........
    A melhor noticias de todas é....estamos em 2o lugar no top five....e quem merece são todas vocês.....
    vai la conferir.....http://www.recantodasmamaesblogueiras.com/2012/09/top-five_16.htm

    Beijos das Mamães aqui do clube....

    ResponderExcluir
  23. Oi Brenda!
    Ótima postagem. Todos os textos, as opiniões dessa BC foram muito legais.
    Já respondemos também lá no blog, pode sim trazer o selinho pra você, pois todas merecem.
    Beijinhos e uma ótima semana.
    Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  24. Vou correndo participar da blogagem ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Brenda, concordo.
    Cada família e cada criança tem seu jeito e suas necessidades.
    Aqui por muitas vezes a Mi dorme conosco, sem grilos. A cama é king, então cabe todos sem problemas.
    E qudo ainda era um bebezinho, nunca consegui deixa-la chorando, sempre acordei para ver do que precisava, e ela dorme a noite toooda, com raríssimas excessões.
    Obriga por suas palavras lá no blog.
    bjus


    http://verdadesdemae.blogspot.com
    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oii.. amigah.

    ela é sim, bem espertinha. *.*

    adora assistir televisão.

    bom eu axo que era sim, rsrs. não me lembro agora. eu tbm estou ouvindo todos dias agora, tenho que aprender tbm. rs

    Bjiinhus

    ResponderExcluir
  27. Oi Querida!

    Adorei o texto e seu cantinho é lindo!
    Eu não concordo em deixar UM BEBÊ chorar até engasgar,só em pensar...Para mim,não dá mesmo! rsrsrs.
    Estou te seguindo...
    Espero tua visita : http://amordemaematerno.blogspot.com.br/

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá Brenda! Meus parabéns pela participação na BC.

    Muito obrigada pela sua presença na minha casa cibernética e no Mamães em Rede. Você é muito bem-vinda. Nos vemos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Adorei Demais!!!! Lindinhooooo *o*
    Parabéns pela participação, mas vc tá sumida querida, tudo bem? Beijooos

    ResponderExcluir
  30. Oi querida obrigada pelo apoio lá no blog. Quanto o seu post tbm adorei! Mereceu estar no Recanto! Tbm já fui seleciona e fiquei "me achando" .... kkkk

    Aqui em casa eles sempre dormiram no berço, mas agora que estao mais grandinhos, saem do berço durante a madrugada e pulam pra nossa cama, mereço? rsss...

    Mas confesso, cama compartilhada é muito gostosa!

    bjs

    ResponderExcluir

E vamos lá de novo...

Resolvi voltar com o blog, mas só pra mim mesmo. Reli meus posts antigos. Fiquei tão grata por ter registrado muitas coisas que se nao tiv...