domingo, 10 de fevereiro de 2013

Blogagem Coletiva: Mamãe tá de olho - alimentação infantil

Recebi o convite para participar dessa BC da simpática e querida Nádia e não pude deixar de participar!!

Antes de mais nada, peço que assistam a este documentário MARAVILHOSO para entenderem a gravidade da situação que estamos vivendo:


Assistiram? Espero que sim! :D

Não vou contar detalhes do vídeo porque seria muito interessante MESMO que todas as pessoas assistissem. 
Por ele vocês verão que crianças estão tendo doenças que normalmente quem tem são IDOSOS. Hipertensão, diabetes, problemas no coração, etc, etc.


Eu também já fui criança. Eu também comia bolachas, chocolates e bebia refri! Confesso que em casa não tinha muita bolacha e besteiras porque minha mãe não permitia 'tanto'. Comíamos salada, verduras e frutas às vezes. Teve uma época em que morei sozinha (19 anos) e todo dia eu tomava um refrigerante, daqueles pequenos, sabe?
Eu não tinha consciência. Nenhuma.


Quando engravidei do Mi, devorei livros e livros e claro que em relação a alimentação não foi diferente. E aí a gente pesquisa (porque só falta isso pra muitas pessoas: procurar saber!) e vê como aquela bolachinha gostosa de chocolate que a criança come todo dia um pacote (!) não é tão inocente assim.... que refrigerante e fast food seria bom se não comêssemos NUNCA. Depois de ler e pesquisar, eu soube que MUITA coisa que a gente compra, que aparentemente é ótimo, porque: OLHA, TEM VITAMINAS!!!, é lixo. Gente, é de assustar a quantidade de açúcar que se encontra em determinados achocolatados, a quantidade absurda de açúcar e gordura na bolachinha que todo mundo diz que não faz mal.

Eu já tinha um pé atrás com muita coisa e depois do vídeo, redobrei minha atenção inclusive com a MINHA alimentação. Um dos motivos que aceitei participar dessa BC é que VIRA E MEXE sou criticada por alguém por não dar chocolate, refrigerante, frituras e etc.. pro Miguel. Meu bebê não tem nem 1 ano e algumas coisas nem adulto deve comer o que dirá um bebê. Temos a lista do que devemos comer sempre, de vez em quando e NUNCA. Tento fazer substituições saudáveis inclusive com ideias que pego em blogs de nutrição infantil.

Por mais que algumas pessoas torçam o nariz pras minhas decisões, prossigo com o que penso porque não tem nada MELHOR pra mim do que ter uma consciência limpa. A cada vez que surge a tentação (porque em mim surge sim!) de dar algo que é 'gostoso' pra ele, penso na consequência que aquilo pode ter pro meu filho, que é inocente, ainda não sabe diferenciar o que é bom/ruim e vai aceitar tudo que eu der. Pequenas coisinhas que formam um hábito que pode ser muito difícil de tirar depois. 
Antes de dar qualquer coisa, só olho pros olhos grandões que confiam no papai e na mamãe e repenso tudo. 
Por isso que maridão e eu não trocamos o certo pelo duvidoso e dá-lhe mamão (sem açúcar, please) pro neném porque ele adora:


Acredito que não tem nada pior do que ver seu filho com algum problema de saúde por conta de uma alimentação incorreta, sendo que nós, os pais, poderíamos ter evitado.

O vídeo também trata do sedentarismo, onde crianças ficam cada vez mais presas a jogos eletrônicos, assistindo televisão e quase não praticam atividade física (fora aqueles que realmente não praticam). Infelizmente, é algo que preciso mesmo mudar porque não tenho ajuda de ninguém e pra dar conta da casa, tenho que deixar o Mi assistindo televisão. PORÉM, arrumo a casa da maneira mais rápida possível para ele ficar o menor tempo possível assistindo tv. Estimulo ele a queimar algumas calorias tentando engatinhar e dando passinhos em pé apoiado nos móveis. xD 
Estamos com planos de nos mudarmos para um apartamento e aqui já combinamos: se formos mudar mesmo, será OBRIGATÓRIO levar ele pra correr e brincar MUITO e TODOS os dias. 

Vejo muita gente que não leva a alimentação do filho a sério ou desiste mesmo porque conclui que a criança simplesmente não come.

Não posso falar pelo filho dos outros, mas o Miguel tem época que dá MUITO trabalho pra comer. Só quer saber de leite e frutas. Dá vontade de substituir por algo mais rápido (mais rápido lê-se: leite, papinhas prontas e porcariadas), eu confesso que dá sim. Mas isso não vai solucionar o problema. 
"Ah, mas eu dou porque ele não pode ficar sem comer...", mas comer besteira ele também não pode.



Tem dias que eu pulo o refeição já que o Miguel não quer, mas também não dou nada até a próxima refeição! Já ouvi: "Oh, como você é chata!!", "Não tem coração" e "Eu não teria coragem!", mas fiz e faço quando isso acontece e sempre dá certo. Quando eu sei que ele não quer comer por conta de um dentinho que tá nascendo ou outras situações e é naquele dia que tudo foi corrido, aí dou o leite. Isso é raro, muito raro mesmoo. Até porque fazer uma sopinha nutritiva não demora tanto assim.



Bom, vou finalizando minha participação, gente! Espero que tenham gostado e vamos nos unir pra divulgar essa ideia para que todos nós possamos educar nossos filhos em todos os aspectos, inclusive na alimentação. Com força, fé, determinação e respeitando os gostos da criança (porque é difícil uma criança que goste de tuuudo, né?) a gente consegue dar uma qualidade de vida melhor pros nossos filhos!!

Beijos!!!

19 comentários:

  1. Ai que coisa linda essa foto com esse sorrisão gostoso!
    Que bom ver essa sua preocupação com a alimentação do seu filho...demonstra que és uma ótima mãe!
    Adorei a sua participação na BC, muito obrigada por sua contribuição. Ler seu post me fez ter ainda mais vontade em continuar essa busca por uma vida saudável. É muito bom quando percebemos que não estamos sozinhas neste barco!
    Beijos e obrigada pela participação!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Eu faço como você. Se pular refeição, a próxima é na hora certa, sem besteirinhas.
    Muito bom seu post, como sempre.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Brena,

    Sou da mesma filosofia não quer comer não ofereço outra coisa para substituir, só come na próxima refeição.

    Obrigada pela visita, estou lhe seguindo.

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Querida te apoio plenamente em tudo! por aqui são poucas as vezes que dou biscoito, e refrigerante to cortando, pois meu marido insisti em dar, e uma avó que sempre quer dar mais alguma coisa...ai eu fico sozinha

    Bjinhos

    Vitoria & Nathan

    ResponderExcluir
  5. e amiga isso se começa de cedo, tanto p eles como para nós q acabamos aprendendo a melhorar a alimentação q venhamos e convenhamos antes dos filhos nunca são as melhores né? rsrsr bjsssssss

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    É muito importante apresentar uma alimentação saudável para o Miguel desde bebê.
    Você está corretíssima não lhe oferecer alimentos industrializados e refrigerantes, com certeza é uma criança muito sádia!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Eu super adorei o post! Já ví muito essa semana por ai esse video mais ainda não tive tempo pra assisti-lo todo mais como muitas mães estão recomendando como você vou super assistir!
    Quando a biah era novinha ela era super gorda e eu era vista com um olhar de ''ó você dá besteira pra essa criança comer'' mais nunca fui de dar sempre presto bastante atenção na alimentação afinal isso é muito inportante né? Que foto lindaaaaaaaaaaaaaaaa Bjos BOm Feriado s2

    ResponderExcluir
  8. Oi Querida, lhe dar com as criticas não é fácil mãe zelosa é tão criticado quanto mãe relaxada, eu to aprendendo a dizer não agora e não deixo as pessoas darem refrigerante nas inúmeras festas que vou com a Julia, mas é difícil.

    tb estou participando

    Bjs

    Gélia
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
  9. Muito legal vc ter participado desta BC: eu não participei porque a minha filha está numa fase de só querer arroz branco, totalmente o contrário do que e a era antes, e a luta tem sido tão grande aqui em casa para ela comer direito que até cansa.
    Vc está certíssima nos hábitos alimentares, este é o caminho, com certeza!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Brenda, concordo com você. As pessoas não pesquisam, não procuram saber.
    Se soubessem iam achar ajuda para os filhos não serem diabeticos ou coisas do tipo.

    Estou contigo, Brenda

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  11. Tb sou assim não quer comer..., quando tiver fome come e depois diz que está gostoso e quer mais rsrsrs. Fui assim com meus filhos e sou com meus sobrinhos.
    Aguado sua visita no BC lá no blog viu.
    Bju

    ResponderExcluir
  12. Ei Brenda! Meus parabéns pela sua participação. Afinal, a saúde é a maior riqueza que podemos deixar para os filhos. Beijo!!

    ResponderExcluir
  13. Muito Lindo aqui,estou seguindo vc, áh meu bbr se chama Luís Miguel,rsrsrs nós visite tbm :)

    ResponderExcluir
  14. É isso, precisamos seguir as nossas convicções. E vais ver que dá resultados - mas os desafios continuam por muitos anos! Abs. Marion, do blog Criações em família & cia.

    ResponderExcluir
  15. Oi querida, mais uma vez passando aqui pra dizer um muito obrigada por sua participação em nossa BC sobre alimentação infantil. Sua contribuição foi muito válida, você nos ensinou muito com o seu post. E por ver tantas mamães engajadas em prol de uma alimentação mais saudável, senti ainda mais vontade de melhorar aqui em casa, me senti motivada!
    Gostaria de te convidar pra participar da nossa próxima BC, chamada "Mamãe tá de olho no consumismo". Será em março, no dia 24. Tem ainda bastante tempo pra pensar sobre o assunto e planejar o que escrever. Não deixe de participar, mais um assunto polêmico mas muito importante na educação dos nossos filhos! Conto contigo na próxima vez também!
    Um beijo!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  16. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta.
    Beijinho no Miguel!

    ResponderExcluir
  17. Pois é não podemos descuidar dos pimpolhinhos.
    Tenho amigas que só dão para os filhos leite, por ser mais pratico e não quererem ficar insistindo com comida já que não quer ouvir "choro"
    acho errado.
    e fazer do jeito que você faz correto... não é péssima mãe se deixar seu filho com fome um pouco para depois comer direito. é zelo para que depois não tenha uma doença grave.

    beijão

    ResponderExcluir
  18. Oiii Brendaa!
    Vim matar a saudade da fofurice que é esse blog!
    Amo as fotinhas! rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Lindo o MIguel parabéns!! Deus abençoe sua família!!!
    Te seguinte!! segue meu blog também! (obrfranci)
    http://meubebepropaganda.blogspot.com.br/
    bjos

    ResponderExcluir

E vamos lá de novo...

Resolvi voltar com o blog, mas só pra mim mesmo. Reli meus posts antigos. Fiquei tão grata por ter registrado muitas coisas que se nao tiv...