quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


Oi, gente... Ando bem sumidinha, né?
Estou aproveitando as férias do maridão pra organizar geral aqui (casa, vida), curtir o maridão e o baby, principalmente, né?! ♥



O Miguel está com a mania de morder a gente. Se bobear, ele morde mesmo, sem dó nem piedade. E DÓI, hein?! Normalmente ele morde meu marido e ele suuper reclama e eu só pensando: "Gente, que drama...". Aí meu marido me mostrou as marcas. Fiquei super:
- :O Não é possível que o MIGUEL tenha feito isso! :O


Google Imagens

Eis que um belo dia ele morde meu ombro. Doeu, ficou com a marquinha dos dentes e tudo.

Ele? Feliz da vida!!! Nem aí. Sempre brigamos, falando:
- Ai, machuca! Não pode fazer isso!!!!

Ele continua não ligando.


Sempre estou lendo algo relacionado ao desenvolvimento só pra ter uma noção (já que cada bebê se desenvolve em seu próprio tempo) e li sobre mordidas. Vou registrar aqui pra vocês, mas antes quero contar o que aconteceu hoje que me deixou passada. Até publiquei no face:



"Estávamos no mercado passando a compra e o Miguel tentando morder meu ombro! Aí eu disse:

- Ai filho, não pode morder a mamãe! Dói! Vamos bater palminhas??

A moça do caixa sorri:
- Está te mordendo?
- Ah, agora quer morder todo mundo. 

E eis que ela me solta a pérola:
- Sabe o que aconteceu comigo?? Meu filho me mordeu uma vez, mas me mordeu TÃO forte que a primeira reação que eu tive foi morder ele de volta!!! hahahaha NUNCA mais ele me mordeu!!!!"


É mole??

Agora o trecho do livro que estou lendo:

"Meu bebê começou a nos morder de brincadeira - no ombro, na bochecha, em qualquer área macia e vulnerável. No começo, nós achávamos bonitinho. Agora estamos começando a ficar preocupados que ele esteja desenvolvendo um mau hábito - e, além de tudo, dói!


É natural que o bebê teste seu novo conjunto de mordedores em todas as superfícies possíveis, inclusive em você. Mas também é natural que você não queira ser mordida - e queira dar um fim a isso. Morder pode se tornar um mau hábito e, à medida que mais dentes aparecem, mais doloroso fica para as vítimas.
As mordidas no início são de brincadeira e experimentais; o bebê não tem a menor ideia de que está machucando alguém. Afinal, ele mordeu muitos mordedores, chupou muitos brinquedos de pelúcia e mastigou muitas vezes a grade do berço sem uma única reclamação. Mas uma reação humana tem uma causa e efeito interessante e com frequência estimula mais a causa (as mordidas) na busca de mais efeitos (a reação). Ele acha a expressão do rosto da mamãe engraçada quando ele morde o ombro dela, acha hilário o olhar assustado e a expressão de "Ai!" do papai e o "Não é lindo, ele está me mordendo" da vovó, um sinal de aprovação. Por mais estranho que possa parecer, até um "Ai" com raiva ou uma repreensão severa pode reforçar o hábito de morder, porque o bebê acha divertido ou vê isso como um desafio ao seu sentido emergente de independência, ou ambos. E mordê-lo de volta torna a coisa pior; não só é cruel, mas não há implicação de que o que é bom para você é bom para ele. Pelo mesmo motivo, as mordidas de amor dos pais e dos avós também podem desencadear mordidas da parte dele.

A maneira mais eficaz de reagir é retirar o pequeno mordedor calmamente, sem demonstrar emoções com um firme "Não morda". Depois, rapidamente desvie a atenção dele com uma música, um brinquedo ou outra distração. Faça isso toda vez que ele morder e ele vai acabar entendendo o recado."
(Livro - O Que Esperar do Primeiro Ano)


Nós tínhamos o costume de brigar:
- Ai, não faça isso porque machuca! NÃO!

Agora falamos uma vez:
- Não pode morder.
Aí já emendamos um:
- Vamos bater palminha? Bate palminha pra mamãe ver!!

Aí ele já começa a bater palminhas (aprendeu faz uns dias e adooora bater palminhas só pra receber mais palmas de admiração! kkkk) e tudo resolvido!
Mais chocante do que a pessoa morder a criança de volta, é achar isso engraçado e ainda falar que 'funcionou'! 

Esses dias mesmo comentei com o meu marido que a gente tem é que ficar feliz com cada avanço deles: seja morder, aprender a jogar as coisas no chão (acabando com a coluna da gente!), gritar e resmungar! TUDO faz parte do desenvolvimento. Também li que ele pode morder por não saber 'beijar', é o 'carinho' que ele dá. Esses dias ensinei a fazer carinho e ele fez! :D

Mudando um pouco de assunto, na hora de comer ele faz uma arruaça SEM FIM, né?! Quer tomar o prato da minha mão, fica bravo e tal... Esses dias, pela primeira vez, deixei o prato na mão dele. Deixei ele ter contato com a comida e ele ficava espremendo a comida, fazendo aquela lambança toda.. rs AÍ ele virou o pratinho, jogou a comida no chão, na bandeja, passou comida na cara, riu, bateu palminhas (fez tudo, menos comer) e ficou assim:


Normalmente eu não deixo e quando resolvo deixar, logo saio catando tudo e surtando:
- Felipe, me ajuda!! Ele tá passando papinha no cabelo!!! ;O


Nesse dia só me afastei um pouco, fiquei olhando e brincando com ele. QUE DELÍCIA!! Meu marido ficou meio 'assim' no começo (afinal, eu tinha acabado de limpar a cozinha, passar pano e tudo) mas entrou na onda também. Foi suuuper tudo ver ele todo feliz e aquele monte de comida pra todo lado. Até nossa cachorra, a Tequila, entrou na onda:


CONCLUSÃO: Miguel riu, se divertiu, bateu palmas, fez váárias gracinhas, SUJOU TUUUDO, NÃO COMEU :) e a Tequila foi lá dar uma fungada no papá dele hahaha

Boom gente, vou ficando por aqui!! Pra quem está passando por essa fase de 'mordidas', por favor não vá morder a criança de volta, tudo fase, tudo normal e é com muito amor e carinho que se ensina. 



Acho que não está muito tarde pra desejar um FELIZ ANO NOVO pra todas vocês!!! Que seja um ano muuuito bom pra todas nós, com muitas conquistas, alegrias, amor, paz e saúde!!!
Que esse ano de 2013 seja lindo e cheio de felicidade!

Beijos!!!

17 comentários:

  1. hahahaha.. Tenho um cao que faz o mesmo e o Dinis adora LOL

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Aqui encaramos essa de mordidas até esse ano... isso pq meu filho tem 3 anos e 7 meses. Mas, o grande detalhe: quando ele aprendeu a dar beijo, as mordidas pararam de uma hora pra outra!
    Então, aprendi que as mordidas dele era pra dar carinho. Ele não sabia dar beijo...
    E, claro, morria de rir com os nossos gritos de dor e susto...
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia flor do dia!!1
    rsrsrs Ah!!! Então começou a festa da mordida?

    Vi que aos poucos está crinado estratégias para modificar o jeitinho especial da mordida do MIGUEL. Adorei rsrs

    Que Deus continue te iluminando minha linda amiga.
    Deixo um recadinho pra todo kit famimilar..Espera no Senhor, sê forte, firme-se teu coração e espera no Senhor. (Sl 27,14)

    Beijos com desejos de chuvas de bençãos para o novo ano que chega...

    ResponderExcluir
  4. Brenda, desculpa, mas não tem como não rir da mulher da mordida... Que doida, mas é engraçado... Acho que você lida muito bem com o Miguel, você é uma mãe querida e amorosa, no fim vai dar tudo certo. Eu coloco mil coisas no freezer e vou dando durante o dia, porque nessa fase os dentes doem demais, então é bom sempre estar com algo gelado para morder. Beijos, amei a Tequila, não tinha visto fotos dela aqui ainda. Adorei. muito esperta ela! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. O Miguel tá lindão!! Amiga, arranja alguma coisa geladinha para ele morder, assim aliava você, rs.

    E essa fotinho dele no final tá demais, lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A e me esqueci de falar, que mulher doida do caixa, ninguém morde um bebê de volta, hahahaha
    eu hein... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Brenda, toda criança passa por essa fase, e e' mto importante não maximizar nas brigas, Pq ensinando a dar carinho elas esquecem mesmo das mordidas...
    Aqui tbm deixei a lançamos correr solta na hora de comer desde bebezico, hj não dou mais comida na boca e não tem sujeira. Acho otemo!!!

    Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  8. O bom da fase das mordidas é que ela passa. Ponto. Acho que é só isso.
    Agora, aprender a comer sozinho...é tudo de bom e alegria, a gente nem enxerga sujeira...
    Feliz 2013!

    ResponderExcluir
  9. Acho que aqui essa fase já passou Brenda. Álvaro mordia, achava engraçado sabe? Queria brincar. Eu fazia como você, dizia não pode, faz dodói e tal. Mas depois ficou "sério" e comecei a desviar a atenção dele pra outra coisa. Ele parou rapidinho!

    Aqui também rola uma baguncinha na hora de comer (de vez em quando). É uma farra. O Pititico gosta de pegar os legumes com a mão, tem dia que deixo mas depois tem que limpar tudo!

    Ele tá muito lindo!

    Beijo! Feliz 2013 pra vocês também!!!

    ResponderExcluir
  10. ai que delicia de bebe rsrs
    a bebe da minha amiga foi mordida por uma mulher na rua vc acredita????
    a mulher foi por o dedo na boca dela não sei porque, e a bebe mordeu, menina essa doida mordeu a coxinha dela ficou roxo, a gente quase espancou a louca affffffff
    A Ágatha também começou com isso, mas eu percebi que a gente falava muito ai que menina gostosa vou morder, mudei o hábito e fiz como vc mudei a atenção, problema resolvido, sem parecer canibal kkkkkkkkkkkkk
    bjos e aproveita bem as férias!!!

    ResponderExcluir
  11. Muuuuuuuuuuito bom esse post. Conheço gente que fez isso de morder de volta também e é gente próxima então nem comento.
    O Theo não me morde, mas chupa meu ombro, meu braço e chega a ficar marcado também. E não tem nada a ver com fome... é automático ao sentir a pele. também estamos ensinando ele a fazer carinho com as mãos... ele raxa de rir :)
    Beijo²
    Nina e Theo
    http://www.maternizando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. ola chegando em seu cantinho agora e amando por aqui.
    estou gravida de 22 semanas e tres dias.
    Céus ainda falta muito para meu bebê chegar nessa fase mais.. é bom a aprender antes como lidar com as coisas né.

    um beijão

    http://maedeprimeiraviagemcomblog.blogspot.com.br/2012/12/primeiro-sorteio-no-blog.html

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkk que lindo! que bagunça gostosa! de vez em quando é bom deixar uma baguncinha e relaxar não é mesmo?! adoro kkkk
    quanto às mordidas...o Gustavo tb está com essa mania, e dói muito! Estou com uma marca na mão, entre o dedão e o indicador, naquela parte molinha da mão rsrs...dói muito.

    Logo passa essa fase e vem outra mais linda ainda rsrs

    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Aff, e cada um que aparece, mulher doida hein!!!
    O MIguel ta mto lindo!!!!

    Adorei o novo layout!!

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  15. Oi querida! Volta logo, já estou sentindo sua falta aqui na blogosfera!
    Bom final de semana!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  16. Oi querida mamãe tem selinho para vc no meu blog. Espero que vc goste!! Bjos!

    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/2013/01/selinho-premio-liebster-oba.html

    ResponderExcluir
  17. A gente escuta cada uma, né?! Dá até vontade de rir tamanho o absurdo!!!!
    Catarina não passou por essa fase das mordidas, Brenda. Não vou conseguir te ajudar muito... Mas uma coisa que deve melhorar é dar coisas geladas para ele morder. Pode ser os dentinhos...
    Ah!!!! Para não falar que não... Levei uma mordida da Catarina, durante uma crise de birra, na raiz do pescoço!!!!! Nossa.... Doeu MUITO!!!! Ela já tem a maioria dos dentes!!!!

    ResponderExcluir

E vamos lá de novo...

Resolvi voltar com o blog, mas só pra mim mesmo. Reli meus posts antigos. Fiquei tão grata por ter registrado muitas coisas que se nao tiv...