quarta-feira, 2 de maio de 2012

¤ Amamentação!! ¤

Tive muitas dúvidas em relação a maternidade. Muitas mesmo! Por exemplo:
- Será que vou dar conta de ser mãe?
- Cesárea ou parto normal?
- E a cor do quarto?
- E o nome?
- Será que meu corpo vai voltar ao normal?
- Como ter segurança pra dar banho naquele serzinho tão pequeno?...

Etc, etc, etc..
Agora, uma coisa que nunca duvidei pois tinha certeza que queria era AMAMENTAR!!!
Como já falei, sou técnica em enfermagem e sei dos inúmeros benefícios de amamentar, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Não tinha nem o que questionar!
Amamentar era algo (e É!) lindo e prazeroso......




Mas não foi isso que aconteceu por aqui. Muito pelo contrário. Quantos dias de lágrimas, de culpa e de sentimento vazio...
Começando do começo:
Leite nunca me faltou, graças a Deus!! Desde o 7º mês de gestação que andava com blusa molhada, correndo atrás de absorvente de seio!!!
Quando o Miguel nasceu, após quase 2 horas, levaram ele pra ficar lá comigo e claro, começar a amamentar.
Não pegou, tudo bem. Mais tarde tentaríamos de novo. E tentamos, tentamos, tentamos e tentamos...
Passei por um estresse totalmente desnecessário. A cada 3 horas, aparecia alguém pra "ajudar". E aperta o bico do seio, aperta, aperta e aperta. Aí a gente ouve: "Mãe, no começo dói mesmo....". 
Ok, tudo bem. Se tiver que doer, deixa doer, o importante é o bebê se alimentar!!
Depois vinha outra pessoa:
- Mãe, você não tem bico!!! Precisa formar bico!!

Me deram uma seringa, cortaram a ponta dela e me disseram que era pra ficar puxando o seio até formar um bico mesmo, que doía mas tinha que fazer. Tudo bem, fiz. Nada.
Aí me recomendaram comprar aquelas conchas pra formar bico. Comprei. NADA.


Até aí, até que tava TUDO BEM. Mesmo as moças da enfermagem/berçário vindo apertar meu peito de 3 em 3 horas! O que me pegou mesmo, foi quando me disseram:
- Mãe, temos que fazer ele mamar!!!!
Todas as vezes que tentei amamentar e ele não pegava, algumas funcionárias tiravam a roupinha dele pra ele 'acordar' ou faziam cócegas no pézinho dele.. Até aí, tudo ok!! Então começaram a cutucar A COSTELINHA dele!!!! Dizendo:
- Mãe, ele tem que ficar nervoso pra mamar!!!!!

A partir daí tudo virou pesadelo. Esse menino chorava TANTO quando cutucavam ele, mas TANTO! Ficava roxo, super nervoso e não pegava de jeito nenhum! DESABEI! Chorei na frente das moças, do marido, das visitas.. doía meu coração vê-lo daquele jeito.. Tive vontade de perguntar pra moça: "VOCÊ CONSEGUE COMER COM ALGUÉM CUTUCANDO SUA COSTELA???? ENTÃO POR QUE VOCÊ ACHA QUE ELE VAI MAMAR  COM VOCÊ FAZENDO ISSO????"

Horrível. Aí o leite empedrou e eu tive que literalmente me ordenhar (eu e maridão!), colocar num copinho estéril pra quando desse a hora da mamada, tentar o peito e se ele não pegasse, dar o leite materno no copinho!!! O pediatra me visitou 3x por dia, todos os dias, me examinou e depois de tudo que contei, ele disse:
- Mamãe, seu seio está perfeito, não precisa formar bico. O Miguel que tá preguiçoso. Não faz nada, não aperta, não fica tentando formar bico porque essas coisas só machucam o peito. O MIGUEL que precisa querer mamar. TENTE!!!! Não deixa ele nervoso, se deixar ele nervoso, ele não mama.
É mole?


O Miguel tem 2 meses e até hoje não pegou o peito. Comprei tudo que me disseram, fiz tudo mas AINDA não pegou. Comprei 1 milhão daqueles bicos de silicone, sabe? Com esses bicos, ele pegava as vezes e ficava uns 40 minutos!! Depois começou a não pegar mais. Aí passei a dar na seringa, depois no copinho e SEMPRE tentando o peito, pra enfim, a mamadeira. Isso mesmo. Sei que não é o ideal, mas não estava em condições de a cada 2 hrs e meia, tentar o peito, não dar certo, correr e fazer o Nan e depois de tudo, tirar o leite. Não tenho ajuda pra tomar conta de casa, comida, roupa lavada e passada, cuidar do Miguel e AINDA DORMIR. Aliás, o Miguel mama na mamadeira e depois da mamada, coloco meu bico de silicone e ponho ele pra 'mamar' no peito, porque ele não está nervoso e nem com fome, então ele fica 'chupetando' um bom tempo e isso faz com que estimule a descida do leite que já secou. Estou fazendo o possível pra ele pegar e ficarei muito feliz quando isso acontecer!!!!
Não é fácil você ter que ficar fazendo Nan de madrugada, aquele monte de mamadeira pra lavar e esterilizar , fora o gasto com o Nan! Uma lata dura 2 semanas!!!! 
* Comprei conchas, seringa, bomba de tirar leite, bicos de silicone e copinhos! Tudo pro Miguel não largar o peito! *

Parei de me sentir culpada, tinha na cabeça que não fiz de tudo, mas FIZ E AINDA ESTOU FAZENDO!!!! Faço o melhor pro meu filho!!! Não suporto mais comentários do tipo: "Não mama no peito?? Judiação..." .. "Ai que dó!".
Judiação e dó, a gente tem que ter de bebê que não é amado, que não é alimentado e que é desprovido de uma mãe com muito amor! Disso a gente tem que ter dó!
Comentários desse tipo, só servem para deixar mães que não conseguiram amamentar (como eu), super preocupadas e se sentindo fracassadas. Não me preocupei com a estética, com nada, só queria saber da saúde do meu filho!!! Comentários do tipo: "Amamentação fortalece vínculo mãe-filho!", também só serve pra nos fazerem sentir inferiorizadas. Eu tive a oportunidade de amamentar o Miguel algumas vezes e é realmente maravilhoso, a dor que se passa (que pensei que fosse maior até) compensa! É gostoso poder alimentar seu filho, ter ele pertinho de você. Mas dar mamadeira não fica tão atrás, pois sempre que pego ele pra dar mamadeira, explico pra ele que mamãe preparou tudo com muito carinho! Converso com ele, faço carinho, beijo.. ele mama com aquele olhar de: "Humm, que delícia!!!" e muitas vezes sorri!!! Me sinto muito próxima dele, num momento super gostoso que é alimentar com carinho aquele que necessita de mim.
Vi uma frase que me marcou muito, que diz: Entre o ideal e o possível, faça o possível!!!

E estou fazendo o possível!! Estava super depre porque nossa, pingava leite do meu seio, precisava de vários absorventes para seio durante o dia, mas o Miguel não pegou mesmo. Mesmo ele mamando na mamadeira, ainda há esperança, sabe por quê? Porque várias vezes eu dava Nan pra ele na mamadeira, logo após encaixava ele certinho no peito e ele mamava por mais 20, 30 minutos!!!!
Bom gente, estarei tentando sempre. rs
Desculpe o desabafo, mas precisava mostrar que as vezes a gente não amamenta não porque não queremos, mas porque não podemos. E não amamos menos nossos filhos e nem deixamos de ser mães por isso.



Beijos!!!

14 comentários:

  1. Oi Brenda!!!
    Menina nem liga para o que o povo diz, aff sei que e dificil, mas o povo so diz besteiras, e nao ve o que realmente acontece, só sabe julgar e julgar!!!
    Poxa imagino como vc ficou, mas se o Miguel não quer não tem pq insisitir não é mesmo?? Nossa imagino como deve ser dificil esse negocio de mamadeira, por aqui nao tive problemas, Heitor mama demais, até fico cansada com tanto que ele me suga...rsrs...ainda mais agora com 10 meses, agora ele ate sabe onde ta a fabrica de leite dele...kkkk....mas e assim mesmo, sempre temos um dilema a seguir se não não seriamos mamães, não é mesmo??

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Meu parto foi cesária, e foi perfeito tudo correu bem e a recuperação foi maravilhosa, nunca senti dor, mas pra amamentar eu chorava de dor. Dizia pra minha mãe "todo mundo me passando medo com o pós operatório da cesária, e não sinto nada, e quanto amamentar ninguém me contou o tanto que eu ia sofrer! Nunca senti tanta dor na vida, a Emilly mamava sangue, até pedacinho do mamilo eu vi soltar, rachou tudo, uma tortura. Usei pomada caríssimas, usei mamare, bomba pra tirar leite, mas o que me salvou foi o bico de silicone, igual esse da caixinha que tem ai na foto, da Kuka. Sou muito grata a ele, uma benção. Usei ele um mês mesmo o peito já cicatrizado, demorei ter coragem de tirar rsrs. E te digo me sinto vitoriosa! E vc tem que se sentir tb, a maioria das mães já teriam desistido, não liga para o que as pessoas falam, ninguém sabe as dores e dificuldades da gente. E aqui em casa eu não aceito palpites não, só se eu pedir, pq no inicio tinha gente querendo ser mãe no meu lugar, eu dei um basta. Parabéns pela persistência e desculpa o texto enormeeeeeeeeeee. rsrs!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, tem selinho pra você lá no blog, tudo tem o seu tempo, ele é um bezerrinho e vai crescer bastante com o leitinho na mamadeira ou do peito,mas não desista a Gaby mama até hj está com 1 aninho. Bjinhus
    www.gustavoegaby.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Brenda, achei lindo seu esforço para o pequeno mamar, são tantas coisas envolvidas na amamentação, cada criança é única, não existem fórmulas prédefinidas, e por isso pode ser bem complexo.
    O mais importante é o amor.
    E olha somos bombardeadas com comentários nada amistosos, eu sofri muito com eles, tente não dar muita importância.
    Siga feliz com sua pequena benção.
    bju

    ResponderExcluir
  5. Oiii... Flor!

    Obrigada!! *.* fico feliz que tenha gostado tbm..

    Obrigada mais uma vez, 3 anos bastante tempo mais teremos ainda mais pela frente ainda mais com a chegada de nossa princesinha.É o que eu mais peço para Deus que mande ela com muita saúde.

    E que Deus abençoe sua familia cada dia mais, que seu bebê sempre tenha muita saúde.

    Bjiinhus

    ResponderExcluir
  6. Antes de tudo...QUE UNHA MARAVILHOSA É ESSA MENINA????? AMEI!!!!!!!!rsrs
    Agora falando sério....
    Nos primeiros dias, meu baby também não queria pegar o peito, sei bem o que está sentindo, segundo os médicos eu não poderia amamentar por conta de remédios que eu tomo diariamente, então lutei por esse direito e na hora do vamo ver, meu nenem não queria nem saber!! Af quase enlouqueci!!! Mas consegui, tive ajuda de uma FONOAUDIÓLOGA ESPECIALISTA E COM A AJUDA DELA , CONSEGUI FAZER MEU BABY MAMAR.
    eu acho que vc deveria continuar tentando, pois por menor que seja o tempo que ele mame no peito , é melhor que nada.
    Não se sinta culpada de jeito nenhum, vc está fazendo o que pode, só continue tentando, viu bjuuuuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oh linda bufarinha por nos estar seguir...o vosso bloguinho e mesmo lindo!

    Já agora também estamos a acompanharvos.

    Junhos da Ana e da mama :)

    ResponderExcluir
  8. oooooooooi, amei seu blog vou ser mãe e me interesso por tudo que você posta. já estou seguindo seu blog mas agora não vou conseguir ler tudo,porque já esta muito tarde.
    mas amanha cedo entrarei pra visitar *-*
    se tiver como segue meu blog tbem
    http://arealidadedasmeninas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Brenda, tb tive problemas com a amamentação e me senti como vc. O pediatra da Alice apenas me falou: "Faça o possível." Disse que o pouco que ela mamou (até 2 meses) garantiu uma boa imunidade.
    Hoje ela tem 20 meses, tem saúde ótima, é esperta e inteligente.
    Pq além de amamentar uma mãe que cuida do filho sabe que tem muitas outras coisas que podemos fazer para criar vinculo, para fortalecer fisicamente e psicologicamente.
    Força pra vc, e qnd vc sentir que já fez o possível, pare.
    O Miguel ja está e vai continuar bem com tudo que vc pode oferecer pra ele além do leite materno,
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ah amiga nao liga pro que dizem nao...voce ta fazendo de tudo e isso e que importa!

    Bjo e sorte

    ResponderExcluir
  11. Oi flor! A maternidade é assim mesmo, as vezes planejamos algumas coisas e nem tudo sai como a gente planejou, cada criança tem um jeito, algumas mamam, outras não, e tenho certeza que você realmente fez e faz o possível! Não fique se culpando, e não dê bola pra esses comentários. Sempre vai haver alguém pra criticar, mas você é mãe e sabe o que dá certo com seu filho, o que é bom e o que faz bem pra ele, então bola pra frente! Aqui no começo a amamentação foi difícil, mas depois a Kamila pegou tão bem que mama até hoje, com 2 anos e 7 meses! Imagina só o tanto de críticas que eu ouço "mas ainda mama? desse tamanho?" "que feio, ainda mama", dou um sorriso amarelo e finjo que não escutei. As vezes temos que fazer isso, se não a gente acaba ficando depre mesmo viu! Beijos e um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  12. QUE SOFRIMENTO... BRENDA OBRIGADO PELA MSG NO BLOG. VC TEVE DEPRESSÃO TBM NE...QUE BOM QUE ESTÁ BEM/!!! BJUS

    ResponderExcluir
  13. Mesmo eu sabendo de quase todas as coisas que você conta aqui no blog, eu adoro ler, amiga! :D
    E adoro quando tem uma foto dele tirada por mim espalhada pelo post. HAHHAHAHA

    Mas preciso visitar vocês e tirar novas... :(
    Enfim... Quando for possível, você sabe que irei.

    E concordo em tudo que você disse:
    o fato do Miguel, ou outro bebê, não pegar o peito, não fará com que o vínculo entre mãe e filho seja diferente.
    A gente torce pra que ele pegue, mas se não pegar a gente dá 70 tapas em quem disser que por causa DISSO a relação entre vocês será diferente.
    NADA A VER. Por que eu sei o quanto esse garotão é amado pela mãe e pelo pai dele. E todossss ao redor! :D

    Não vamos levar isso como um PROBLEMA, por que graças a Deus ele é saudável e perfeito. :)
    Mas continuamos torcendo pro Miguelin pegar os peitos. ^^

    Um beijo enorme na mãe dele, um abraço no papai e diz que o tio Mu tá com saudades.

    ResponderExcluir
  14. Querida Brenda eu até choro quando leio relatos assim.
    Eu também tentei de tudo mas não era pra ser, com 2 meses meu leite secou e eu me senti péssimas, sempre contei com o apoio da Pediatra que sempre dizia: você fez o seu melhor e com fome ele não fica, tem outras opções.
    Sorte pra você
    Bjks
    Tem sorteio de aniversário lá no blog.
    www.cantinhodosam.com

    ResponderExcluir

E vamos lá de novo...

Resolvi voltar com o blog, mas só pra mim mesmo. Reli meus posts antigos. Fiquei tão grata por ter registrado muitas coisas que se nao tiv...